segunda-feira, outubro 16, 2006

Jornais da Ilha do Pico de 12 e 13 de Outubro

Respigos:
Ilha Maior
"Vai ser lançado a concurso dentro em breve a obra de ampliação do Museu dos Baleeiros das Lajes do Pico." (sic). Há uns 4 anos que se fala desta ampliação e é sempre "para breve". Neste período, já a Câmara arranjou o passeio em frente ao Museu, já terminou a obra do Forte de Santa Catarina, já terminou a Piscina de Santa Cruz, a recuperação da Fábrica da Baleia está quase pronta, o Campo de Jogos idem, mais tratamento de águas, mais recolha selectiva de lixos, mais caminhos, zonas balneares, etc. - e nós continuamos à espera da ampliação do Museu. Mas o concurso (afinal...) é para breve, prometem-nos... Assim dormimos mais descansados...

A senhora Secretária do Ambiente e do Mar, Ana Paula Marques, chamou "oportunistas" aos guias de montanha não credenciados; estes, protestaram.

A autópsia à americana Paula Clark, falecida no início deste mês na montanha do Pico, não foi conclusiva. Contud, a PSP inicia agora o inquérito devido.

O navio Albatros trouxe à nossa ilha 400 turistas. Aqui, lamentamos que os operadores turísticos por vezes não se lembrem de trazer os seus clientes às Lajes.

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, ao ler o "Ilha Maior" fiquei igualmente a pensar nos 400 turistas que visitaram o Pico. Parece que só estiveram uma tarde na Ilha. Sairam da Madalena, e foram ao Cachorro, Santa Luzia, Cais do Pico, Lagoa do Capitão e regresso. A notícia continua com uma série de informações que a ninguém interessa, mas que parece deixar muito feliz o articulista.
Qualquer picaroto, repito, qualquer, para mais escrevendo num jornal, deveria ter-se interrogado qual a razão pela qual um grupo de centenas de alemães está no Pico, sem hora marcada de embarque, e não visita as Lajes, a Vila mais antiga, o Museu dos Baleeiros, o Forte de Santa Catarina, o panorama da Montanha.
Esta lacuna brutal traz a lume uma questão antiga. E só as Lajes poderão responder, porque a não ser assim, e pelos vistos, ficamos muito contentes por saber a tonelagem do barco que trouxe os turistas... E espero que não me acusem de defender o "orgulhosamente sós". Mas mais vale só...

Julieta disse...

Amigo Soares, cremos que há muitos "sós" que já fazem uma maioria interessante; só temos que puxar/empurrar no mesmo sentido, com orgulho e valentia!
Temos Posto de Turismo, a Câmara trabalha para a divulgação do Concelho, temos novas iniciativas de privados na hotelaria e restauração, temos, sobretudo, uma nova mentalidade que acredita que pode ser mais feliz, aqui. Nós acreditamos!

Anónimo disse...

Cara Amiga, também entendo que só há um sentido, e ao orgulho e valentia necessários, acrescentaria coragem. Porque é e será importante quando se pressente que nem tudo é tão consensual, e se levantam questões importantes a par de algumas questiúnculas insignificantes.
Temos o que enuncia, mas ainda estamos longe do desejável. Não sinto todos os Lajenses empenhados, e as conversas de rua denotam males antigos.
Acredito igualmente na nova mentalidade, pois só ela poderá encaminhar a Vila e o Concelho para o lugar que merecem, e é seu.
Creio que já faltou mais.
Temos todas as condições para nos alcandorarmos a "ex-libris" do Pico. E puxaremos todos com a força e o arreganho dos picarotos.
Mesmo longe, puxo por essa corda!