Portal do Governo
BIOGRAFIA OFICIAL ALTERADA NO DIA 15
«O currículo oficial do primeiro-ministro, publicado no portal do Governo na Internet, foi alterado na passada 5ª feira, dia 15. Isso aconteceu depois do PÚBLICO confrontar o gabinete de José Sócrates com o facto da Ordem dos Engenheiros (OE) não lhe reconhecer o título profissional de “engenheiro civil”. Agora é apresentado como “licenciado em Engenharia Civil”.
De acordo com a lei, só quem tenha frequentado um curo reconhecido pela OE ou passado com aproveitamento no exame de acesso à profissão é considerado engenheiro. Nenhuma dessas situações sucede com José Sócrates. “O curso da UnI não foi aprovado e a pessoa que referiu não é membro da OE”, disse Marta Parrada, relações públicas da OE. Confrontado com esta informação, o gabinete do primeiro-ministro reconheceu que José Sócrates não era engenheiro, mas sim licenciado em Engenharia Civil, mas desvalorizou o assunto.
Mais tarde, em 2003-2004, o primeiro-ministro frequentou o mestrado em Gestão de Empresas do ISCTE, sendo recordado como um bom aluno, embora não tenha chegado a apresentar dissertação. Não há, no portal do Governo, qualquer referência a esta passagem pelo ISCTE.
Uma outra indicação errada da sua biografia oficial no portal do Governo, esta não corrigida, é o facto de indicar uma pós-graduação em Engenharia Sanitária, pela Escola Nacional de Saúde Pública. Existe, de facto, uma pós-graduação em Engenharia Sanitária, mas na Universidade Nova de Lisboa. José Sócrates admitiria ao PÚBLICO que o que frequentou foi um curso, “uma graduação nesta área”, para engenheiro municipais, nos anos 80, quando ainda tinha apenas o bacharelato.»
Sem comentários:
Enviar um comentário