quarta-feira, agosto 02, 2006

BSE no Pico

Segundo o Diário Digital, “foi detectado um caso de uma vaca com BSE, vulgarmente conhecida por doença das vacas loucas, numa exploração da ilha do Pico. O Governo açoriano decretou o sequestro sanitário do local.
Em comunicado, a secretaria regional da Agricultura e Florestas, o diagnóstico da infecção foi confirmado esta quarta-feira pelo Laboratório Nacional de Investigação Veterinária, depois de ter sido realizado um teste rápido de despistagem da vaca, que deu positivo, aquando do seu abate.
A carcaça do animal foi destruída de imediato, sendo cumpridos todos os procedimentos de segurança em vigor no âmbito do sistema operacional de controlo e vigilância à Encefalopatia Bovina Espongiforme (BSE), refere a mesma nota.
Foi ainda determinado o abate de todos os animais coabitantes e os descendentes do animal contaminado na exploração da ilha do Pico.
Este caso eleva para seis o número de animais diagnosticados com BSE nos Açores. A primeira ocorrência registou-se em Novembro de 2000, numa vaca importada da Alemanha
.”
Esperamos que as autoridades sanitárias tomem as necessárias medidas de controlo e que os serviços autárquicos e governamentais actuem junto das instituições e dos cidadãos de forma a evitar um clima de alarme social.