quinta-feira, dezembro 21, 2006

Partem os melhores de nós

Faleceu ontem de manhã a fotógrafa Lúcia Vasconcelos. Uma artista sensível, obstinada no rigor, de uma humanidade tocante.

Incansavelmente fotografou a nossa terra, em especial as Festas do Divino Espírito Santo e a Semana dos Baleeiros. Por isso, os lajenses estão de luto.


Em Maio deste ano, a Câmara das Lajes promoveu a sua última exposição, na Galeria Municipal. Lembramos aqui os textos do Catálogo:

Há cerca de seis anos aceitei um convite para fotografar as festividades do Espírito Santo nas Lajes do Pico.

Já em 1998 tinha tentado iniciar um projecto idêntico no continente; desisti, porém, ao fim de algum tempo, pois apenas encontrei vestígios da sua grandiosidade no passado.

Não tinha eu buscado sem encontrar? Não tinha eu desistido?

E agora, não me procuravam para provar que o culto ao Divino Espírito Santo existia, estava bem vivo, pertencia ao presente e, desta ilha pequena, continuava a perpetuar-se em terras longínquas?

Qualquer coisa de sobrenatural aconteceu, qualquer coisa que me envolveu profundamente com esta montanha mágica, com o culto ao Divino Espírito Santo. Nunca, mas nunca, vou acreditar que tudo tivesse sido um puro acaso…

Lucia Vasconcelos

A programação de 2006 da Galeria Municipal das Lajes do Pico não poderia abrir de melhor maneira. No tempo, porque a exposição abrange ainda as Festividades do Espírito Santo. Com arte, porque é disso que se trata no trabalho rigoroso e sensível de Lucia Vasconcelos, a ultrapassar o mero registo e a ambicionar ser uma arte que procura ir mais além... E, em particular, pela amizade que une uma pessoa a uma terra e às suas devoções – uma terra ganha felicidade com as pessoas que a amam.

Por tudo isto, é com muito prazer e orgulho que recebemos Em Nome do Espírito Santo de Lucia Vasconcelos na nossa Galeria.

Presidência da Câmara Municipal das Lajes do Pico | Maio de 2006


Ainda este ano, a Câmara editou uma colecção de postais com fotografias suas (estão na loja do Forte de santa Catarina).

Sem comentários: